logotype
Homenagem in Memorian da CEUB - Ogã Gelson Loureiro
Sáb, 25 de Agosto de 2012 13:18
Ao Escultor da Mesa de Areia do Barco de Iemanjá
Ogã Gelson Loureiro - Ogã da Casa de Iemanjá

oga_gelson_loureiroMinha querida irmã Marilza de Iemanjá, Sacerdotisa da Casa de Iemanjá, seus filhos e filhas dessa nobre Casa,
Meus queridos filhos e filhas, amigos e assistentes do Templo Umbandista Vovó Maria Conga do Congo,
Hoje é um dia muito especial para todos nós, quando nos reunimos para prestar nossas homenagens à Iemanjá e Obaluaiê.

Mas, este dia tornou-se ainda mais significativo porque encontramos uma oportunidade de prestarmos nossas homenagens ao nosso amigo e irmão Gelson Loureiro.

Não sei se todos aqui sabem, mas o Gelson era o Escultor e o Desenhista da Mesa de Areia das Giras de Iemanjá, realizadas pela CEUB em Copacabana, todos os dias 29 de dezembro.

Ele junto com Sidney e mais outros companheiros, durante 7 anos consecutivos, todos os dias 29 de dezembro, dirigiam-se as areias de Copacabana, bem cedo (às 7 e meia da manhã) munidos de pá, enxadas, baldes e muito amor à Mãe Iemanjá, com um único pensamento nas mentes e nos corações: fazer uma mesa bem linda para nossa querida Rainha do Mar.

Sei que neste ano e nos anos vindouros, quando se aproximar a data do Barco de Iemanjá, mesmo antes de estarmos nas areias de Copacabana, seu amor e sua presença espiritual estará nos inspirando na construção das mesas de areia.

Sua alegria, sua garra, seu entusiasmo passarão para nossas mentes, nossos braços e nossas mãos, de forma que executemos o que ele faria estando no corpo carnal.

À noitinha, já com a mesa de areia pronta, lá de Aruanda, ele ficará ainda mais feliz em ver e mesa dele, totalmente decorada com flores, frutas, champanhe ... completamente iluminada na forma que ele há de nos inspirar.

Antes de passar a palavra para a Sacerdotisa Marilza de Iemanjá e para outra pessoa que queira homenagear nosso irmão, eu peço a minha Mãe Iemanjá que te cubra Gelson, com seu manto sagrado, iluminando teus caminhos, amparando tuas decisões, consolando tuas dores e perdoando teus erros.

Que meu Pai Oxalá seja teu farol de Luz, teu advogado, teu amigo incondicional!

Saravá o nosso irmão Gelson Loureiro!
Saravá a Casa de Iemanjá!
Saravá o Barco de Iemanjá!